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Meditação Shinsokan, o que é? Como Praticar?

A meditação Shinsokan combina o centro físico da testa com o Gassho (terceira força vital). O centro espiritual serve como uma antena para sintonizar o poder de Deus. Os olhos estão fechados, mas levemente, para eliminar influências dos cinco sentidos. A prática começa com a invocação e kiai.

Meditação Shinsokan
Meditação Shinsokan

Como Praticar a Meditação Shinsokan?

A Meditação Shinsokan é algo prazeroso, um momento terno que nos proporciona alegria e felicidade como se estivéssemos nos braços de Deus. Assim como divulgamos a forma única de usar a meditação para dormir bem nesse artigo, vamos começar a falar de mais uma forma de bem estar para a sua vida. Veja como Praticar

Respiração

Ao inspirarmos lentamente, visualizamos a luz resplandecente de Deus fluindo para dentro de nós através das mãos postas (que são como uma antena), preenchendo todo o nosso corpo, desde o alto da cabeça até a extremidade dos pés. Enquanto inspiramos, mentalizamos:

A infinita força vivificante de Deus flui para o meu interior, flui, flui, flui… (repetir até completar a inspiração.)

Em seguida, comprimimos o ar para o baixo-ventre, dilatando-o para frente, a fim de criarmos a sensação de plenitude. Conservando essa sensação, mentalizamos:

Pela luminosa força vivificante de Deus sou preenchido, sou vivificado, sou preenchido, sou vivificado… (várias vezes)

Mentalização

Com os olhos da mente, fitamos o nosso ser preenchido e iluminado pela força vivificante de Deus. Enquanto isso, o ar vai se esvaindo lentamente pelas narinas. Quando 70% do ar for expirado, restando ainda uns 30% no baixo-ventre, inspiramos novamente, voltando a mentalizar:

A infinita força vivificante de Deus flui para o meu interior, flui, flui, flui…

Preenchidos os pulmões, novamente comprimimos o ar para o baixo-ventre e, aproveitando a sensação de estarmos plenificados, mentalizamos:

Pela luminosa força vivificante de Deus sou preenchido, sou vivificado, sou preenchido, sou vivificado… (repetimos essa mentalização, combinada com a respiração controlada, até alcançarmos o estado de concentração total).

Então mentalizamos fortemente:

Já não sou eu quem vive; é a Vida de Deus que aqui vive. (várias vezes)

Retornamos, em seguida, às frases iniciais:

Aqui, onde estou, é o mundo da Imagem Verdadeira! É oceano de infinita Sabedoria de Deus, … etc. (Repetimos esse processo cerca de 30 minutos)

Durante a meditação podemos mentalizar também palavras de afirmação de que o objetivo almejado já está realizado.

Jisoo

Em uma Meditação Shinsokan, a prática de Jisoo é uma meditação de oração que combina o centro físico e espiritual da testa. Esta área serve como uma antena para sintonizar o poder de Deus. Os olhos físicos estão fechados, mas não completamente, para bloquear os cinco sentidos e influências do mundo. A prática começa com a invocação e kiai.

O conceito de JISSO é fundamental para a prática da meditação Shinsokan. É um reino espiritual cheio de luz brilhante e sabedoria infinita. O processo meditativo envolve visualizações repetidas, respiração e repetição de pensamentos meditativos. A prática termina com uma presença ativa da afirmação dos deuses no universo.

Zazen

Zazen é uma forma de meditação que envolve ficar quieta e não pensar em nada. É muito útil quando estamos sob muito estresse, seja por trabalho, família ou apenas coisas aleatórias que acontecem na vida. Ao focar no momento presente, podemos começar a processar novas informações com mais facilidade.

O treinamento de Zazen segue os mesmos passos que a tradicional meditação budista Samatha. Inicialmente, os alunos começam a se concentrar na respiração no Hara e na Tanden (coxas superiores). Eles podem optar por contar a respiração ou usar mantras. Essa prática é repetida até que atinjam uma ponta ou samadhi. Depois de alcançar esse estado, o praticante pode passar para a prática de Koan.

Zazen é praticado para muitos benefícios, incluindo a melhoria da saúde mental e da aptidão física. Deve ser realizado em um local tranquilo, sem distrações, incluindo música ou televisão. Um assento de meditação confortável e um tapete de meditação espesso são essenciais para essa prática. Você deve usar roupas confortáveis e não interferem na prática. Uma almofada de meditação chamada fon ou zafu é uma boa escolha.

Zazen pretende ensinar você a atender à experiência como ela se apresenta. Você aprenderá a tomar consciência de toda a mente corporal, em vez de permitir que sua mente entre em interpretações e especulações sobre o futuro. O corpo humano é um todo orgânico unificado, o que significa que qualquer movimento em uma parte do corpo terá um efeito no resto do corpo.

Embora a maioria dos profissionais da prática de Zazen use uma terminologia diferente para o mesmo objetivo, existe uma diferença fundamental entre Zazen e meditação. É importante lembrar que a palavra ZA é na verdade duas palavras separadas que têm significados diferentes. Za significa sentar e zen significa meditação.

Zazen em meditação Shinsokan é uma prática tradicional de meditação japonesa que leva em consideração o aspecto espiritual da vida. Essa forma japonesa de meditação enfatiza a necessidade de transcender o domínio físico para acessar pensamentos altos e alcançar a equanimidade. No entanto, é também uma forma de meditação que é completamente independente da crença religiosa.

Maria Clara Akuri
Maria Clara Akuri

Instrutora de Yoga motivada com formação avançada e especialização na filosofia Ashtanga. Gosto para inspirar os alunos a melhorar a condição física e mental , comprometerem-se em planos de longa duração de modo a atingir objetivos na saúde e na condição física. Editora do Vamos Viver

Artigos: 9

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